Home Serviços

tamanho da letra

 
 
 

Biblioteca

Serviços

  • empréstimo

    O empréstimo de livros é facultado aos servidores do STF e a bibliotecas situadas no Distrito Federal mediante o cadastro na Seção de Referência e Empréstimo, de acordo com a Instrução Normativa n.º 129/2011. Caso o material de interesse esteja emprestado, poderá ser solicitada a reserva da obra.

    Para solicitar o empréstimo de livros, utilize o formulário ao lado, preenchendo os campos obrigatórios com número do sistema, título e classificação do livro. Antes de acessar o formulário, favor pesquisar em Acervo para obter essas informações.

    Formulário de Empréstimo: Bibliotecas associadas

  • Renovação

    Os usuários da Biblioteca, tanto interno quanto as bibliotecas cadastradas, poderão solicitar a renovação dos livros que estão sob sua responsabilidade pelo empréstimo, desde que não haja reserva do livro para outro usuário.

    Para solicitar a renovação de livros, utilize o formulário ao lado. Para tanto, há a necessidade de preenchimento de campo obrigatório com o código de barras do(s) livro(s). Assim, antes de acessar o formulário, favor pesquisar em Acervo para obter essas informações.

    Formulário de Renovação: Bibliotecas associadas

  • Reserva

    Os usuários da Biblioteca, tanto internos quanto as bibliotecas cadastradas, poderão solicitar a reserva de livros que estão emprestados com outros usuários.

    Para solicitar a reserva de livros, utilize o formulário ao lado. Para tanto, há a necessidade de preenchimento de campo obrigatório com o código de barras do(s) livro(s). Assim, antes de acessar o formulário, favor pesquisar em Acervo para obter essas informações.

    Formulário de Reserva: Bibliotecas associadas

  • Atendimento


    A Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal atende os Ministros e os servidores do Supremo Tribunal Federal na demanda por informações, pesquisas e documentos especificamente na área de Direito. Atende também o público externo, formado pelas bibliotecas de órgãos governamentais do Distrito Federal e, no âmbito nacional, advogados e estudantes.

    Os usuários que procuram pessoalmente a Biblioteca são orientados pelo bibliotecário de referência sobre a pesquisa no banco de dados da Biblioteca na internet e sobre a localização dos materiais bibliográficos no acervo.

    Os usuários externos que desejarem solicitar cópia de material bibliográfico devem enviar o pedido para o correio eletrônico da Seção de Referência e Empréstimo pelo e-mail biblioteca@stf.jus.br, com indicação da referência bibliográfica completa dos itens recuperados pela pesquisa no Acervo. O bibliotecário providenciará a separação do material e encaminhará as informações necessárias para o pagamento das cópias (Instrução Normativa nº 139/2012).

    Para as bibliotecas, a orientação é enviar para o correio eletrônico da Seção de Referência e Empréstimo pelo e-mail biblioteca@stf.jus.br o Formulário de Solicitação de Material preenchido com os dados da referência bibliográfica completa do item de interesse.

    Perguntas mais freqüentes

  • copias

    Poderão ser fornecidas cópias reprográficas, digitalizadas ou impressas de acordo com a Instrução Normativa nº 139/2012 e a Lei de Direitos Autorais. As solicitações de cópias dos usuários internos são justificadas mediante apresentação de formulário específico assinado pelo responsável do Setor solicitante. No caso de usuários externos, é necessária a apresentação do recibo de recolhimento de taxa no valor correspondente ao número de cópias fornecidas. O pagamento pode ser efetuado por meio do comprovante emitido pela Biblioteca no ato da solicitação das cópias ou pelo preenchimento do Guia de Recolhimento da União (GRU).

    Para solicitar cópias de artigos de periódicos ou de capítulos de livros, utilize os formulários ao lado. Para tanto, há a necessidade de preenchimento de campos obrigatórios que deverão ser obtidos em pesquisa ao Acervo ou em Novas Aquisições.

    Solicitar Cópia de Capítulo de Livro
    Bibliotecas associadas

    Solicitar Cópia de Artigo de Periódico
    Bibliotecas associadas

  • visita orientada

    Ambientação de servidores: a Coordenadoria de Biblioteca, por intermédio da Seção de Pesquisa, promove a ambientação de servidores por meio de visita orientada. Os servidores recebem informações gerais sobre a Biblioteca, o espaçõ físico, as coleções que compõem o acervo, além dos produtos e serviços disponíveis.

    Ambientação de usuários externos: a visitação orientada na Biblioteca para usuários externos é realizada mediante prévio agendamento. Os usuários recebem informações sobre o acervo, as coleções existentes, a utilização dos terminais de auto-atendimento, o espaço cultural e sobre os serviços oferecidos pela biblioteca.

    Exposição de livros da Biblioteca: exposição temporária dos livros novos no Espaço Cultural da Biblioteca.

    Exposição Permanente: é mantida uma vitrine permanente do Ministro Victor Nunes Leal, que dá nome à Biblioteca, com documentos e objetos oriundos da Seção de Arquivo e da Seção de Memória Institucional como condecorações, livro de anotação pessoal, além de Súmula nº 17, acompanhada de seu antecedente onde houve a participação do Ministro Victor Nunes e a primeira coletânea de Súmulas do STF editadas por ele.

  • Intercâmbio de Publicações

    A Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal mantém intercâmbio de material bibliográfico com instituições congêneres para fins de recebimento, permuta e doação de publicações de interesse do STF.

    Especificamente, o intercâmbio da Revista Trimestral de Jurisprudência - RTJ, editada pelo STF, é efetuado com 13 instituições estrangeiras e 22 nacionais, que foram previamente cadastradas e que assumiram o compromisso mútuo de permutar publicações editadas pelas próprias entidades. Participam do intercâmbio da Revista Trimestral de Jurisprudência - RTJ as Cortes Supremas de vários países, Tribunais de Justiça estaduais, Universidades nacionais e estrangeiras e o Tribunal de Contas da União.

 

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Lorem ipsum dolor amet, consectetur adipiscing elit. Aenean euismod bibendum laoreet.